O que é CSS
Aprendemos que HTML é a linguagem que estrutura os documentos web, pode ser considerado a espinha dorsal dos documentos web. Da mesma forma, que o html é considerado a espinha dorsal ou estrutura básica dos sites, CSS (Cascading Style Sheets "Folhas de Estilo em Cascata") é a linguagem responsável por estilizar, colorir e organizar o leiaute da visualização do documento web.

Podemos utilizar uma analogia com o corpo humano para entendermos melhor o papel das CSS em uma página web:
Assim como a estrutura para o nosso corpo é o nosso esqueleto, em um documento web esse "esqueleto" seria o código HTML, por cima desse esqueleto recebemos outras camadas como músculos, tecidos e pele... essas camadas que dão forma ao nosso corpo, podem ser comparadas às folhas de estilo em cascata (CSS) que em nossos códigos nos permitem dentre outras coisas: alterar a cor dos elementos em um documento, alterar a cor de fundo, adicionar imagens ou padrões de fundo, editar o tipo de fonte, tamanho, estilo, bordas, leiaute do documento (número de colunas, fluxo de exibição etc...), permite criar degradês, animações, efeitos e muito mais!
Como utilizar CSS em nosso código?
Para inserir CSS em nosso documento contamos com três maneiras mais usuais:
- usando estilos inline (como visto na postagem anterior)
- utilizando a tag <style></style> dentro do cabeçalho <head></head>
- utilizando folhas de estilo externas utilizando a tag <link>
Estilos inline
São estilos colocados nas próprias tags html como valor do argumento "style" por exemplo: <p style="color:green">Olá Mundo!</p> faria com que o parágrafo aparecesse verde em um documento html. Os estilos inline são a forma mais rápida de estilizar elementos, mas não são uma boa prática, já que misturam linguagens diferentes no código e tornam a escrita, edição e manutenção de código muito complexas. Por exemplo, se em uma página houver 100 botões e todos precisarem do mesmo estilo, usando estilos inline você precisaria repetir o estilo para cada um dos botões e em caso de necessidade de mudança, por qualquer motivo, teria que modificá-los, todos, um por um também.
Utilizando CSS através da tag style
A forma mais simples de utilizar CSS em nossos documentos é inserindo a tag <style></style> dentro da tag <head>. Por exemplo:
<head>
<style>
/* O estilo CSS vai aqui*/
</style>
</head>
A primeira coisa que veremos sobre CSS é como escrever comentários. Comentários são ignorados pelo navegador no momento da execução do código e servem como anotações ou lembretes para o programador deixados no código para leitura futura, para documentar, explicar parte do código e também para desabilitar parte do código na realização de testes.. Vimos em nossas postagens iniciais como escrever comentários em HTML utilizando os caracteres: <!-- -->, exemplo: <!-- O comentário vai aqui... -->. Para criar comentários em CSS utilizamos os caracteres /* */ tudo escrito entre /* e */ será ignorado pelo navegador e surgirá no código como comentário. No exemplo acima, é fácil perceber que dentro da tag head e da tag style temos um comentário dizendo "O estilo CSS vai aqui", indicando a quem ler o código o que deve ser colocado naquele determinado local, facilitando assim a compreensão do código. *Observação: use comentários com cautela, comentários em excesso tornam o código extenso e de difícil leitura, comente apenas no que for necessário.
Estilizando elementos por CSS
Para estilizar elementos por CSS é necessário primeiro selecionar qual elemento deverá ser estilizando, podemos fazer isso de diversas formas, a mais simples e comum é utilizando seletores de elementos, que são caracteres que casam com os elementos das tags html, por exemplo: em CSS quando queremos selecionar um parágrafo, basta escrevermos a letra "p" (sem aspas), após isso, devemos abrir e fechar chaves para delimitar as regras de estilo que serão executadas na página:
<head>
<style>
/*O seletor abaixo aplicará os estilos que estiverem entre chaves { } em todos os elementos parágrafos que existirem no referido documento*/
p {
color: red;
}
</style>
</head>
**O estilo acima será aplicado ao parágrafo, ou aos parágrafos da página, alterando sua cor para vermelho.
Podemos editar diversos atributos dos elementos em nosso documento utilizando CSS, você só precisa saber quais atributos um elemento possui e criar uma regra de estilo para ele. As regras de estilo são formadas pelo seletor, pelas chaves e pelos atributos com seus respectivos valores:
Exemplo de regra de estilo
p {
color: blue;
background-color: gray;
}
A regra de estilo acima, altera a cor da fonte para azul e a cor de fundo para cinza em todos os parágrafos.
Há seletores para diversos elementos comumente estilizáveis em nosso documento, por exemplo:
p (parágrafos), a (links "anchor"), h1, h2, h3..., h6, img, body etc... Com esses seletores podemos escrever regras css de forma semelhante como fizemos acima.
Exercício: tente abrir páginas de sites e inspecionar o código pressionando a tecla F12 ou clicando com o botão direito do mouse na página > inspecionar. Ao abrir o modo desenvolvedor com o inspetor de código selecione a aba de estilos, para visualizar os estilos disponíveis na página e veja se você consegue descobrir novas propriedades que estejam sendo estilizadas. Não se preocupe se não entender muita coisa, você está aprendendo e em breve veremos novos marcadores e propriedades.
Como o assunto é muito extenso, veremos como editar outros elementos usando o seletor de elementos junto dos nomes das propriedades que desejamos editar. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário