Pular para o conteúdo principal

Estilos Inline no HTML (Não faça isso!)

 Estilos Inline São Rápidos, Mas Perigosos


A forma mais rápida de aplicar estilos em elementos é inserindo-os na própria tag html do elemento, através do atributo  style="". Todas propriedades e valores inseridos entre as aspas do atributo style serão aplicados ao elemento que o contiver, porém, não faça isso! Na presente postagem explicaremos melhor o que você deve preferir na hora de estilizar seu código.

Por que não devemos usar estilos direto nos elementos (inline) html?


Primeiro porque não é considerada uma boa prática misturar código html e css no mesmo local, o que causa desorganização e problemas para pesquisar e corrigir erros. O outro bom motivo para não utilizar estilos inline é que em pequenos projetos como os exemplos html que usamos, onde há poucas linhas de códigos e poucos elementos, você não terá problema em usá-los, porém conforme o código for crescendo e com isso a complexidade dele, você não achará uma boa ideia usar estilos inline. Aqui vai um exemplo: se você tivesse um código com um único botão, não haveria problema ou dificuldade alguma em utilizar estilo inline nele, ainda que não seja o mais adequado, isso funcionaria e seria rápido. Porém, imagine que você tivesse uma página como um  e-commerce com dezenas ou centenas de botões e decidisse alterar algo simples como a cor deles. Essa simples alteração se tornaria uma tarefa penosa caso você utilizasse estilo inline, pois teria que repetir a configuração para cada botão da página, um a um.  Por exemplo: seria preciso inserir o atributo style="background-image = orange" em todos os elementos <button> .
 



Alterando a cor dos botões para laranja manualmente


Uma solução mais elegante e eficiente

Utilizando css quer seja na tag <style></style> aninhadas na tag <head></head> (embora mais prático do que estilo inline, essa também não é uma boa prática, por misturar código css com html) ou inserindo estilo externo usando a tag <link href=""> dentro da tag <head></head> onde o caminho (path) ou url dentro das aspas no argumento href="arquivo.css" deve apontar para o nome do arquivo de texto contendo as regras css e com extensão ".css".

A única linha de código necessária no arquivo css ou dentro da tag <style></style>  necessária para  alterar a cor de todos os botões da página para a cor laranja de uma só vez, seria:

button {
  background-image: orange;
}

o resultado com muito menos código e esforço seria:

Alteração de cor dos botões com css

Conclusão

A estilização por CSS facilita muito a escrita, visualização, manutenção e correção do seu código. Lembre-se de dar preferência ao css externo (utilizando a tag link apontando para o arquivo com extensão .css), caso você esteja fazendo um pequeno projeto, você pode optar por utilizar estilo no cabeçalho dentro das tags <style></style> e por último,  evite de toda forma a utilização de estilos inline (que vão dentro do atributo style="" necessitando de edição manual e local em cada elemento, causando uma imensa bagunça e dor de cabeça para escrever e fazer manutenção do seu código) só use estilo inline para testes rápidos e pequenos, mesmo assim, prefira as outras formas. Bons estudos e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a CSS (Cascading Style Sheets)

O que é CSS  Aprendemos que HTML é a linguagem que estrutura os documentos web, pode ser considerado a espinha dorsal dos documentos web. Da mesma forma, que o html é considerado a espinha dorsal ou estrutura básica dos sites,  CSS (Cascading Style Sheets "Folhas de Estilo em Cascata") é a linguagem responsável por estilizar, colorir e organizar o leiaute da visualização do documento web.  Podemos utilizar uma analogia com o corpo humano para entendermos melhor o papel das CSS em uma página web: Assim como a estrutura para o nosso corpo é o nosso esqueleto, em um documento web esse "esqueleto" seria o código HTML, por cima desse esqueleto recebemos outras camadas como músculos, tecidos e pele...  essas camadas que dão forma ao nosso corpo, podem ser comparadas às folhas de estilo em cascata (CSS) que em nossos códigos nos permitem dentre outras coisas: alterar a cor dos elementos em um documento, alterar a cor de fundo, adicionar imagens ou padrões  de fundo, ed...

Introdução a formulários HTML

 Criando um formulário de contato simples O que iremos fazer hoje Formulários permitem ao usuário de um site ou aplicativo inserirem e enviarem informações para o site ou programa. Em html temos a tag <form></form> que nos permite criar um formulário em nossos documentos. hoje teremos uma visão bem superficial do assunto, já que a intenção é introduzir a funcionalidade de forma simplificada e não entrar nos detalhes de implementação e estilo neste primeiro momento. Fazendo a nossa marcação básica Abra o bloco de notas e insira a nossa tão conhecida estrutura básica html:  <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br">   <head>     <title>Formulário de Contato</title>     <meta charset="utf-8">   </head>   <body>       </body> </html> Insira um cabeçalho de nível 1 (<h1>) dentro do body com o seguinte texto: Formulário de Contato Salve o documento com o nome...