Pular para o conteúdo principal

Marcando Texto e Definindo o Idioma do Documento

Marcação de texto e definição de idioma do documento

Imagem mostrando parte da tela de um notebook e o braço de uma pessoa utilizando o notebook.


Hoje daremos continuidade ao que aprendemos na postagem Aprenda para que servem as tags e como usá-las, onde aprendemos a mostrar o título da página na guia do navegador e também a principal diferença entre código inserido na tag <head> e código inserido na tag <body.>. Vimos que ao inserir um texto diretamente no <body> (corpo) do documento, ele é exibido pelo navegador, mas alertamos desde já que essa não é uma boa prática, pois, embora o navegador tenha conseguido mostrar o conteúdo de forma satisfatória, a não utilização das tags corretas podem gerar erros imprevisíveis. 

A tag <p></p>


O html possui uma tag para marcação de textos como parágrafos, por isso usamos as seguintes tags <p></p>. Todo o texto envolvido entre as tags <p> de abertura e de fechamento serão tratadas como um parágrafo em html.

Vamos corrigir o nosso exemplo2.html da aula passada marcando o texto dentro da tag <body>, marcando-o com a tag de parágrafos <p></p>: Edite o último exemplo para que ele fique igual a este:

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <title>Minha Página Web</title>
    <meta charset="UTF-8">
  </head>
  <body>
    <p>Olá Mundo!</p>
  </body>
</html>

Feito isso, salve o documento e abra-o. Você verá que a exibição na tela não é muito diferente do que aconteceu no exemplo antigo, porém, agora o texto está devidamente marcado e possui um significado tanto para o navegador, quanto para leitores de tela e sites de busca. 

Definindo o idioma do documento

Para definirmos o idioma do documento html, basta acrescentarmos o atributo lang na tag de abertura <html>: e configurá-lo para o idioma desejado, por exemplo:

<html lang="pt-br"> configura o idioma da página para o português do Brasil
<html lang="en-us"> configura o idioma para o inglês dos Estados Unidos.

Usando o mesmo princípio acima, configure o idioma da página para o português brasileiro. O código deve ficar desta forma:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <title>Minha Página Web</title>
    <meta charset="utf-8">
  </head>
  <body>Olá Mundo!</body>
</html>

Para finalizarmos eu gostaria de informar que o html não é case-sensitive (sensível à caixa). Que caixa? Você pode perguntar. Caixa alta (maiúsculas) ou caixa baixa (minuúsculas). Assim, tanto faz escrever <p></p> ou <P></P>. O seu código irá funcionar. O padrão html que regulamenta as melhores práticas na linguagem, não exige que as tags sejam escritas em caixa baixa (minúsculas), porém o W3C ("The World Wide Web Consortium") recomenda que se utilizem tags minúsculas. Até a próxima postagem!
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estilos Inline no HTML (Não faça isso!)

 Estilos Inline São Rápidos, Mas Perigosos A forma mais rápida de aplicar estilos em elementos é inserindo-os na própria tag html do elemento, através do atributo  style="". Todas propriedades e valores inseridos entre as aspas do atributo style serão aplicados ao elemento que o contiver, porém, não faça isso! Na presente postagem explicaremos melhor o que você deve preferir na hora de estilizar seu código. Por que não devemos usar estilos direto nos elementos (inline) html? Primeiro porque não é considerada uma boa prática misturar código html e css no mesmo local, o que causa desorganização e problemas para pesquisar e corrigir erros. O outro bom motivo para não utilizar estilos inline é que em pequenos projetos como os exemplos html que usamos, onde há poucas linhas de códigos e poucos elementos, você não terá problema em usá-los, porém conforme o código for crescendo e com isso a complexidade dele, você não achará uma boa ideia usar estilos inline. Aqui vai um exemplo: se...

Introdução a CSS (Cascading Style Sheets)

O que é CSS  Aprendemos que HTML é a linguagem que estrutura os documentos web, pode ser considerado a espinha dorsal dos documentos web. Da mesma forma, que o html é considerado a espinha dorsal ou estrutura básica dos sites,  CSS (Cascading Style Sheets "Folhas de Estilo em Cascata") é a linguagem responsável por estilizar, colorir e organizar o leiaute da visualização do documento web.  Podemos utilizar uma analogia com o corpo humano para entendermos melhor o papel das CSS em uma página web: Assim como a estrutura para o nosso corpo é o nosso esqueleto, em um documento web esse "esqueleto" seria o código HTML, por cima desse esqueleto recebemos outras camadas como músculos, tecidos e pele...  essas camadas que dão forma ao nosso corpo, podem ser comparadas às folhas de estilo em cascata (CSS) que em nossos códigos nos permitem dentre outras coisas: alterar a cor dos elementos em um documento, alterar a cor de fundo, adicionar imagens ou padrões  de fundo, ed...

Introdução a formulários HTML

 Criando um formulário de contato simples O que iremos fazer hoje Formulários permitem ao usuário de um site ou aplicativo inserirem e enviarem informações para o site ou programa. Em html temos a tag <form></form> que nos permite criar um formulário em nossos documentos. hoje teremos uma visão bem superficial do assunto, já que a intenção é introduzir a funcionalidade de forma simplificada e não entrar nos detalhes de implementação e estilo neste primeiro momento. Fazendo a nossa marcação básica Abra o bloco de notas e insira a nossa tão conhecida estrutura básica html:  <!DOCTYPE html> <html lang="pt-br">   <head>     <title>Formulário de Contato</title>     <meta charset="utf-8">   </head>   <body>       </body> </html> Insira um cabeçalho de nível 1 (<h1>) dentro do body com o seguinte texto: Formulário de Contato Salve o documento com o nome...