Utilizando headings(cabeçalhos) em seu documento html
Tags h1 a h6
O html possui tags específicas que destacam o texto, de modo tanto o usuário que lê o texto, quanto o navegador, ferramentas de busca e leitores de telas para pessoas com deficiência visual possam identificar parte do texto como cabeçalhos para títulos de capítulos e subcapítulos. As tags de cabeçalho vão de <h1></h1>a</h6></h6> começando pelo nível mais importante (h1).
Não é mera estética
É boa prática que cada documento html possua um e somente um <h1>. Embora o navegador utilize um estilo próprio para exibição dos textos de cabeçahos <h> (normalmente com letras maiores e em negrito), eles não devem ser utilizados com fins meramente estéticos. Veremos em postagens futuras como estilizar texto quando aprendermos a tecnologia chamada CSS.
Da mesma forma que fizemos com os exemplos anteriores crie um novo documento do zero, usando a mesma estrutura básica que já aprendemos (<!DOCTYPE html>, <html>, <head>, <title>, <meta>, <body>... Quanto mais você reescreve e pratica, mais rápido você se acostuma com o uso das tags e sua estrutura. Somente APÒS terminar compare o seu código com o código abaixo:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Minha Página Web</title>
<meta charset="utf-8">
</head>
<body>
<h1>Este é um cabeçalho H1</h1>
<h2>Este é um cabeçalho H2</h2>
<h3>Este é um cabeçalho H3</h3>
<h4>Este é um cabeçalho H4</h4>
<h5>Este é um cabeçalho H5</h5>
<h6>Este é um cabeçalho H6</h6>
</body>
</html>
Salve o documento com o nome que preferir, em um local de fácil acesso e com a extensão do arquivo ".html" ou ".htm" e abra o documento para visualizar o resultado no navegador.
Conclusão
Lembrando, o grande poder e uso das tags <h> (1-6) é para estruturar os cabeçalhos, títulos e subtítulos por ordem de importância, não para destacá-los visualmente, como já havia falado antes.
Por hoje é isso! Na próxima postagem veremos uma breve introdução ao alinhamento e estilização de textos. Ficou com alguma dúvida? Comente!
Até a próxima!


Comentários
Postar um comentário